Entrou
em funcionamento, segunda - feira (6/01), o Portal de Consulta de Linhas
Pré-Pagas, ferramenta pela qual os consumidores poderão verificar a existência
de linhas pré-pagas ativas cadastradas nos seus CPFs. A consulta pode ser feita
no endereço https://cadastropre.com.br/, onde será possível identificar
cadastros indevidos, de modo a evitar a ocorrência de fraudes com linhas a eles
associadas indevidamente.
De
acordo com a Agência Nacional de Comunicações (Anatel), o serviço será
implantado de maneira gradual. Nesse primeiro momento, o acesso estará
disponível apenas para os consumidores da Região Norte. A partir do dia 15 de
janeiro, o acesso estará disponível para os clientes das regiões Centro-Oeste e
Nordeste. Já os clientes das regiões Sul e Sudeste, terão acesso à base do
portal a partir do dia 22 de janeiro.
Atualmente,
o serviço pré-pago contabiliza 122,3 milhões de linhas, cadastradas pelas
operadoras Algar, Claro, Oi, Sercomtel, Tim e Vivo. Segundo a Anatel, a
iniciativa do portal visa “garantir uma base cadastral do serviço correta e
atualizada, a fim de evitar a ocorrência de fraudes de subscrição (linhas
associadas indevidamente a CPFs) e, dessa forma, proporcionar mais segurança
aos consumidores.”
Segundo
a Anatel, o serviço não traz informações para quem possui linhas de celular
pós-pagas. E a página disponibiliza orientações para quem identificar a
existência de linhas cadastradas indevidamente em seu nome. Nesse caso, o
cliente deverá entrar em contato com a operadora para correção das informações.
“É
válido destacar que o pedido de cancelamento/desvinculação do consumidor deverá
ser atendido em até 24 horas caso a solicitação seja executada por meio de
atendente e até 48 horas úteis se solicitada no call center ou portal da
prestadora sem a intervenção de atendente. Por questão de segurança dos
consumidores, para realizar este cancelamento, será necessário confirmar dados
demonstrando que é o titular do CPF”, informou a Anatel.
ABr
Segunda
- feira, 06 de Janeiro, 2020 ás 12:35
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