"NÃO HÁ DEMOCRACIA ONDE O VOTO É OBRIGATÓRIO"

Se ainda não é, seja nosso novo seguidor

Amigos SP

19 de junho de 2015

A FORÇA DA MULHER NA POLÍTICA


Líder comunitária. Socorro Pires


A mulher tem se destacado nos últimos anos, mostrando que competência no trabalho é um grande marco feminino e na política também. Anteriormente tachada como sexo frágil, a mulher tem se mostrado forte o bastante para encarar os desafios, as metas e objetivos.


A mulher tem grande colaboração nas influências humanas que se tenta propagar na atualidade. Necessitamos de transformações rápidas e desastrosas que precisam de mudanças imediatas. Queremos sempre o melhor. Machistas de plantão, estamos em plena ação.

O avanço feminino frente à política e à economia ainda mostra a força da mulher em perceber e apontar os problemas tendo sempre boas formas de resolvê-los. O avanço e a inovação são fatores preponderantes da mulher, à frente, ela lidera, ela coordena, ela inova, ela faz.

Mesmo enfrentando diversas discriminações, vista como a cuidadora da casa e da família, a mulher conseguiu superar suas dificuldades e ainda administrar seu tempo a favor de suas atividades, para que as questões familiares não entrem em conflito com questões profissionais e sociais.

Dinâmica, audaciosa, a mulher é alvo de grande discriminação por aqueles que ainda acreditam que “lugar de mulher é no fogão” e por isso enfrenta o grande desafio de mostrar que, apesar de ser considerada sexo frágil, é muito forte, em relação às adversidades da vida e seus enfrentamentos.

Politicamente, a mulher vem enfrentando grandes guerras e desafios com maestria e sabedoria. A arte de fazer, realizar e acontecer. Segundo dados estatísticos, o eleitor goiano é, em sua maioria, do sexo feminino, tem entre 25 anos e 59 anos de idade, possui ensino fundamental incompleto e mora na Capital. Conforme dados do TSE.

De acordo com o levantamento, a maior parte do eleitorado goiano, 51,63%, é formada por mulheres. Segundo o TSE, no Estado, há 2.178.807 de mulheres aptas a votar. Os homens respondem por 48,35% e totalizam 2.040.364 de votantes. O número global de eleitores é de 4.219.655 pessoas.

Nos dois casos, o maior número de eleitores tem entre 25 anos e 59 anos de idade para ambos os sexos. São 1.492.859 mulheres e 1.379.760 homens. O maior grupo de mulheres está na faixa de 45 a 59 anos, 502.457. Enquanto a maior quantidade de homens foi observada na faixa de 25 a 34 anos, com 492.128 representantes.
Importante frisar que, em 1997, a Lei das Eleições passou a prever a reserva de vagas para a participação feminina nos cargos proporcionais – deputado federal, estadual e distrital e vereador.

Em 2009, com a sanção da Lei n° 12.034, a primeira minirreforma eleitoral, essa participação passou a ser obrigatória. O novo texto, consta, estipula que sejam preenchidas e não apenas reservadas as candidaturas com o “mínimo de 30% e o máximo de 70% de cada sexo”.

Embora os desafios encontrados pelas mulheres tanto na política quanto na sociedade, podemos dizer que nós mulheres estamos conquistando nosso espaço. É preciso considerar que, por conta das chamadas cotas, fruto de políticas afirmativas para ampliar a participação feminina, os partidos são obrigados a reservar uma participação de, no mínimo, 30% para cada sexo, grande inovação e conquista da mulher.

Daí a Cesar o que é de Cesar, este foi resultado de uma luta pela maior participação feminina, o que pode ser considerado um estrondoso avanço. Ressaltamos que leis e normas por si só possuem um poder relativo, embora sejam importantes instrumentos na luta contra o preconceito, seja ele de qualquer natureza.

O papel social da mulher e sua posição na sociedade brasileira ainda são permeados de contradições. Em termos quantitativos, basta analisarmos alguns dados apresentados pelo governo, observando que a participação das mulheres na Câmara dos Deputados é de 9% e, no Senado, de 10% do total. Além disso, o número de governadoras de Estado também ainda é muito pequeno. Viva todas nós, mulheres. Viva as mulheres de Goiás. Viva a nova política das mulheres de Goiás.

Lorena Ayres é advogada e articulista

Sexta-feira, 19 de junho, 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário