"NÃO HÁ DEMOCRACIA ONDE O VOTO É OBRIGATÓRIO"

Se ainda não é, seja nosso novo seguidor

Amigos SP

11 de março de 2022

O COMBATE À CORRUPÇÃO ELIMINA AS CHANCES DE O BRASIL SE FILIAR À OCDE

A Transparência Internacional Brasil denunciou retrocessos no combate à corrupção no país em um relatório enviado nesta quarta-feira à Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O documento foi divulgado pelo movimento e, entre outros pontos, cita “perda de independência” e crescimento da “ingerência política” por parte do governo do presidente Jair Bolsonaro sobre órgãos como a Procuradoria-Geral da República (PGR), Polícia Federal, Receita Federal e Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf).

 

Em janeiro, o Brasil recebeu um convite oficial da OCDE para negociar sua adesão à entidade, o que foi visto pelo governo Bolsonaro como uma vitória diplomática. O processo de adesão deve ser concluído em um período de três a cinco anos, segundo fontes envolvidas no tema. Junto com o país concorrem a uma vaga Argentina, Peru, Romênia, Bulgária e Croácia.

 

A impunidade da corrupção no Brasil é considerada insuperável em relação aos países desenvolvidos e emergentes. Justamente por isso, o Brasil passou a ser a única nação do mundo que sofre permanente monitoramento da OCDE nos quesitos corrupção e meio ambiente. Com esse relatório, que é veraz e não exagera em nada, o Brasil passa a não ter a mínima chance de ser aceito como país-membro, em total desvantagem com relação aos demais pretendentes – Argentina, Peru, Romênia, Bulgária e Croácia –, que não têm a mesma importância política e econômica que o Brasil ainda ostenta.

 

O globo / Tribuna da internet

Sexta-feira, 11 de março 2022 às 19:59

Nenhum comentário:

Postar um comentário