"NÃO HÁ DEMOCRACIA ONDE O VOTO É OBRIGATÓRIO"

Se ainda não é, seja nosso novo seguidor

Amigos SP

28 de dezembro de 2019

Prato principal da ceia de Ano Novo - carne de porco



Minha avó já dizia: na ceia de Ano Novo não se come ave, porque ela cisca para trás. A sabedoria popular indica consumir peixes ou carne de porco, animais que andam para frente. Além disso, o porco também é símbolo de prosperidade em algumas culturas.

Pensando em termos nutricionais, a carne de porco é bem-vinda na ceia pois, segundo Lívia, "é rica em proteínas essenciais para a manutenção da massa muscular, e em vitaminas do complexo B e ferro, que atuam na prevenção da anemia".

A ideia é preparar um filé mignon suíno com laranjas. A fruta traz acidez ao prato e combina com a carne, que é gordurosa.
Ingredientes

    Para a calda
    4 laranjas
    3 folhas de louro
    12 grãos de pimenta-do-reino
    2 e 1/2 xícaras, aproximadamente, de azeite de oliva extra virgem
    3/4 de xícara de vinho branco seco
    2 colheres (chá) de sal grosso
    Para o filé suíno
    1 kg de filé mignon suíno
    8 rodelas de laranja em calda
    2 colheres (sopa) de tomilho
    1 colher (sopa) de sal grosso
    3 colheres (sopa) de açúcar de coco

Modo de Preparo

Calda
1) Corte duas laranjas ao meio, esprema o suco e reserve.
2) Corte as duas outras laranjas em rodelas finas sem descascar, coloque-as numa panela com o louro, a pimenta, 3 colheres (sopa) de azeite, o vinho branco, o suco das laranjas espremidas e ponha água até cobrir as laranjas.
3) Leve para ferver, abaixe o fogo e cozinhe por uns 25 minutos. Retire do fogo e deixe esfriar no líquido.
4) Ponha as laranjas em um recipiente pequeno, cubra com azeite e feche. Guarde na geladeira por até uma semana.

Filé suíno
1) Ponha a carne em uma superfície, polvilhe o sal grosso e metade das folhas de tomilho, espalhe por cima o açúcar, apertando firme.
> 2) Aqueça uma chapa de ferro fundido grande até que uma gota de água jogada na superfície evapore imediatamente e chie. Coloque, com uma espátula grande, o filé-mignon na chapa com o açúcar virado para baixo. Cozinhe sem mexer por uns 5 minutos. Se o açúcar começar a queimar, abaixe o fogo e, se precisar, ponha mais açúcar.
3) Espalhe na mesma chapa, mais para o canto, uma colher (sopa) de açúcar e ponha as rodelas de laranja. Deixe uns minutos e vire as rodelas.
4) Vire a carne, para dourar todos os lados, o que deve levar mais uns 15 minutos.
5) Passe a carne para uma tábua de cortar e deixe descansar por 10 minutos, coberta com papel alumínio, sem apertar, antes de cortar.
6) Tempere com sal e o restante das folhas de tomilho e ponha na travessa de servir, acompanhando com as rodelas de laranja. (IG)


Sábado, 28 de Dezembro, 2019 ás 11: 00

Nenhum comentário:

Postar um comentário