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24 de setembro de 2011

Moradores cobram recursos para segurança do Entorno do DF



Moradores de Águas Lindas de Goiás, cidade no Entorno do Distrito Federal, lotaram a Câmara de Vereadores nesta quinta-feira (22) para reivindicar a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 170/07. A proposta garante que 10% dos recursos do Fundo Constitucional do DF serão destinados à segurança pública das cidades do entorno. A reivindicação foi feita a deputadas da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados que promoveram audiência pública sobre a violência em Águas Lindas.

O presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Estado de Goiás, Silveira Alves de Moura, disse que, sem estrutura, os policiais não conseguem proteger nem suas próprias famílias. "O meu carro foi furtado na porta da Câmara de Vereadores de Luziânia, quando se dava posse ao Conselho de Segurança Municipal. Estava abarrotado de polícia dentro e fora do ambiente e mesmo assim os ladrões conseguiram levar meu carro”, contou Moura.

Ele contou ainda que, em seguida, sua esposa foi sequestrada após sair de uma igreja em Valparaíso e abandonada a 100 km, em uma fazenda em Cristalina. “Só não a mataram porque não descobriram que era esposa e mãe de policial”, continuou o presidente, acrescentando que os policiais em geral estão sendo vítimas de violência constantemente.

A coordenadora do Centro de Apoio a Vítimas de Crimes de Águas Lindas (Ceav), Rosa Maria dos Santos, pediu, por sua vez, ajuda das deputadas para que o centro não seja fechado. Segundo Rosa Maria, uma questão burocrática ameaça a presença da instituição em Águas Lindas. O Ceav é um programa da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

Poucos juízes
O juiz Guilherme Carreira explicou que deficiências estruturais atrapalham o trabalho da Justiça. Segundo ele, apenas três juízes estão responsáveis por 22 mil processos na região. E a falta de um instituto médico legal e de um instituto de criminalística na cidade, diz ele, atrasa ainda mais a conclusão dos processos.

A presidente do Conselho Tutelar de Águas Lindas, Tânia Maria Vieira, defende a elaboração de políticas públicas de amparo às famílias. "As pessoas que a gente atende no conselho sempre são famílias desestruturadas. O pai e a mãe não têm condição financeira de permanecer (em casa com os filhos)”, disse. “Eles não têm essa cultura de colocar os filhos em primeiro lugar. Eles acham que primeiro têm de trabalhar para poder manter os filhos vivos", explicou.

A deputada Íris de Araújo (PMDB- GO), que solicitou a realização da audiência, disse que a comissão realizará visitas a outras cidades, além de uma audiência pública na Câmara dos Deputados. Em seguida, será elaborado um relatório com base nos problemas e sugestões apresentados. O texto será encaminhado, segundo a deputada, ao Ministério da Justiça e aos governos de Goiás e do Distrito Federal.

Tramitação
A PEC 170/07 voltou a tramitar na Câmara após ter sido desarquivada em fevereiro deste ano. O próprio autor da proposta, deputado João Campos (PSDB-GO), requereu o desarquivamento.
Íntegra da proposta:
Fonte: Agência Câmara de Notícias
Sábado, 24 de setembro de 2011ás 7h05
Postada pela Galera

18 de setembro de 2011

MARCHA PARA JESUS OU MARCHA PARA POLITICOS???


Studio Imagem -DF
A Marcha para Jesus prometia reunir vários cristãos em Águas Lindas de Goiás neste ano de 2011, com o propósito de adorar, louvar e bendizer o nome do nosso senhor e salvador Jesus  Cristo.

O evento que já tomou dimensões nasceu no ano de 2001 quando foi realizada a primeira marcha para Jesus, quando segundo a policia militar mais de 7 mil,(os jornais há época divulgaram 10 mil), pessoas participaram da caminhada que saiu da praça da prefeitura e foram até a entrada do Jardim Brasília, percorrendo toda a Br 070,onde ia um carro de som á frente e pastores e lideres evangélicos se revezavam em orações e louvores a Deus.

A ideia de realizar a  marcha para Jesus, surgiu de um grupo de pastores filiados ao primeiro conselho de pastores da cidade o COPLEALGO, dentre estes pastores estavam o Pastor Manoel Pereira, Pastor Valdivino de Oliveira, Pastora Fátima, Pastor Carlos Verneque, Pastor Roberto, Pastor Levi Diniz, Pastor Vadson Soares, Pastor José Pedro, Pastor Gilmar, Pastor Sidnei, e muitos outros que mesmo não sendo mencionados aqui já ficaram registrados na história da cidade. 

 De lá pra cá, as demais marchas para Jesus, tomou uma conotação politica e figuras emblemáticas e polemicas  da cidade apareceram e aparecem mais que Jesus Cristo, até as reuniões para organização do evento deixou de ser nas igrejas e são realizadas na sede da prefeitura.

É bem certo que todo apoio é bem vindo para que o evento seja realizado, mas a marcha para Jesus, não pode e nem deve ser dependente da politica e principalmente de políticos, com certeza as igrejas evangélicas podem e devem realiza-la sem interferência de A ou B que tem o único e principal motivo de se promover pessoalmente, temos o exemplo da primeira marcha para JESUS ,realizada somente pelos Pastores e igrejas evangélicas que levaram uma multidão a cumprir o verdadeiro propósito do evento que era marchar e demonstrar a unidade do corpo de CRISTO na cidade.

Hoje, os políticos vão á frente da Marcha(veja esta última que ocorreu dia 17 de Setembro, onde o Prefeito, Vereadores e um Deputado Distrital envolvido em irregularidades no DF, puxavam a marcha), contrata-se cantores, aluga-se palcos, monta-se um verdadeiro picadeiro para ver se consegue  juntar os cristãos e o resultado é pífio. Que o nosso DEUS  nos abençoe e que possamos voltar ao primeiro amor para fazermos pra DEUS o que temos que fazer e que seja bem feito, mas não com segundas intenções, porque nosso Deus conhece os desejos de nossos corações e toda honra e gloria tem que ser para Jesus Cristo autor e consumador da nossa fé

Por Moisés Tavares
Domingo, 18/9/2011 ás 7h:05
Postada pela Galera

15 de agosto de 2011

PROPOSTA DE QUOTAS FEMININAS NOS PARTIDOS


A Comissão de Reforma Política do Senado, dentro do prazo fixado, encerrou os trabalhos relativos às modificações na atual política brasileira, muitas das quais objeto de propostas de reforma em tramitação no Senado.

Cumpre, agora, serem analisadas proposições pela própria comissão ou pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania e, posteriormente, serem encaminhadas para aprovação pelo Plenário do Senado e pela Câmara dos Deputados. Dentre os últimos temas inclusos a serem debatidos na modificação do atual sistema, está o estabelecimento de quotas para mulheres nas listas de candidatos das agremiações partidárias. 

É notória a escassa participação feminina na política, decorrente, inclusive, de origem histórica. Somente em 1932, durante o Governo de Getúlio Vargas, as mulheres ? casadas, com autorização do marido, viúvas e solteiras com renda própria - passaram a ter direito ao voto, participando das eleições como eleitoras e candidatas. Em 1933, a Dra. Carlota Pereira de Queirós foi a primeira mulher eleita Deputada Federal; em 1979, Enice Michiles foi a primeira senadora; em 1982, a primeira ministra na pasta da Educação e Cultura, Ester de Figueiredo Ferraz; em 1985, a primeira prefeita de Capital, Maria Luiza Fontenelle; em 1989, surge a primeira candidata mulher para a Presidência da República, Lívia Maria Pio de Abreu; Roseana Sarney foi a primeira governadora brasileira, em 1995. Em 2002, somente dois de nossos mais populosos estados elegeram governadoras, Rosinha Garotinho e Yeda Crussius, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, respectivamente. Em 2006, candidata-se à Presidência da República a segunda mulher, Heloísa Helena.

E, no pleito histórico de 2010, vimos pela primeira vez disputando o cargo de Presidente da República duas mulheres, sendo que em 31 de outubro de 2010, Dilma Roussef venceu as eleições presidenciais, tornando-se a primeira mulher a exercer a mais alta função do Poder Executivo nacional, sendo empossada em 1º de janeiro de 2011. Também, em 2010, duas governadoras foram eleitas: Roseana Sarney (MA) e Rosalba Ciarlini (RN).

Pelos apontamentos históricos, embora a emancipação feminina com o advento da Constituição Federal de 1988, que equiparou homens e mulheres, em direitos e obrigações (CF, art. 5º, inciso I), e a conquista feminina em vários espaços antes de exclusividade dos homens, verifica-se a pouca representatividade da mulher na política brasileira, caracterizando-a como essencialmente masculina. Nesse sentido, o percentual de mulheres na Câmara dos Deputados e do Senado brasileiros é inexpressivo.
As normas eleitorais em vigor estabelecem que pelo menos 30% dos candidatos sejam mulheres dentro dos partidos políticos ou coligações (Lei 9.504/97, art. 10 com redação alterada pela Lei 12.034/2009).
A Lei 12.034/2009, igualmente, alterou o texto da Lei 9.096/95 e, objetivando estimular a igualdade participativa de homens e mulheres na política, além de estabelecer programas de promoção e difusão da participação política feminina, determinou a obrigatoriedade dos partidos políticos destinarem 5% do fundo partidário à formação política das mulheres, prevendo punição para o descumprimento da regra e da não observância do percentual mínimo de vagas destinadas a mulheres dentro dos partidos.
De fato, com a inclusão de quota feminina apresentada pela comissão, considerando o modelo de lista partidária fechada, igualmente proposto, metade dos nomes desse rol, se aprovadas ambas as proposições, deve ser de mulheres, que representam 51% da população brasileira. A proposta visa resguardar a necessária proporcionalidade, dentro do partido, entre homens e mulheres.

Ressalto, no entanto, que todas as alterações propostas, para terem aplicabilidade nas eleições de 2012, devem ser aprovadas até final de setembro do corrente ano, em respeito ao princípio constitucional da anualidade.

Lizete Andreis Sebben


Terça – feira, 15/8/2011 ás 6h:05

14 de agosto de 2011

DIA DOS PAIS


A vida do Pai é cheia de lutas e incertezas, mas também de muitas esperanças e sonhos, porque infinito é seu coração
Este ano o Dia dos Pais é comemorado no dia 14 de agosto, amanhã, coincidindo com a data de 14 de agosto 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família.
A frase do aristocrata, grande matemático e filósofo, Bertrand Russel, descreve em sua simplicidade a realidade do nosso dia-a-dia: “Os nossos pais nos amam porque somos seus filhos, é um fato inalterável. Nos momentos de sucesso, isso pode parecer irrelevante, mas nas ocasiões de fracasso, oferecem um consolo e uma segurança que não se encontram em qualquer outro lugar”.

ORIGEM
Ao que tudo indica, o Dia dos Pais tem uma origem bem semelhante ao Dia das Mães, e, em ambas as datas a idéia inicial foi praticamente a mesma: criar datas para fortalecer os laços familiares e o respeito por aqueles que nos deram a vida.
Conta a história que em 1909, em Washington, Estados Unidos, Sonora Louise Smart Dodd, filha do veterano da guerra civil, John Bruce Dodd, ao ouvir um sermão dedicado às mães, teve a idéia de celebrar o Dia dos Pais. Ela queria homenagear seu próprio pai, que viu sua esposa falecer em 1898 ao dar a luz ao sexto filho, e que teve de criar o recém-nascido e seus outros cinco filhos sozinho. Algumas fontes de pesquisa dizem que o nome do pai de Sonora era William Jackson Smart, ao invés de John Bruce Dodd.

Tradições no Brasil e no Mundo
Cada povo, cada nação tem suas tradições para comemorar o Dia dos Pais, aqui no Brasil a data é o segundo domingo de agosto, mas outros países tem datas distintas para agradecer aos pais pelo dom da vida.
O Dia do Pai no Brasil, foi importado pelo publicitário Sylvio Bhering. Instituido no dia 14 de agosto de 1953, período que coincidiu com o dia de São Joaquim, atualmente é comemorado no 2º domingo do mês de agosto por motivos comerciais, sendo a data brasileira diferente da americana e européia.

Outros países
Alemanha - Na Alemanha não existe um dia oficial dos Pais. Os papais alemães comemoram seu dia na mesma data que Jesus Cristo ressuscitou. Eles costumam sair às ruas para andar de bicicleta e fazer piquenique.
Argentina - A data na Argentina é festejada no terceiro domingo de junho com reuniões em família e presentes.
Austrália - A data é comemorada no segundo domingo de setembro. E a comemoração é igual a do Brasil, com direito a muita publicidade.
Canadá - O Dia dos Pais canadense é comemorado no dia 17 de junho. Não há muitas reuniões familiares, costuma ser uma data mais comercial.
Grécia - Na Grécia, essa comemoração é recente e surgiu do embalo do Dia das Mães. Lá se comemora o Dia dos Pais em 21 de junho.
Paraguai - A data é comemorada no segundo domingo de junho. Lá as festas são como no Brasil, reuniões em família e presentes.
Peru - O Dia dos Pais é comemorado no terceiro domingo de junho. Não é uma data muito especial para eles.
Portugal - A data é comemorada no dia 19 de março, mesmo dia de São José. Surgiu porque é comercialmente interessante. Os portugueses não dão muita importância para essa comemoração.
Reino Unido - No Reino Unido, o Dia dos Pais é comemorado no terceiro domingo de junho, sem muita festividade. Os ingleses não costumam se reunir em família, como no Brasil. É comum os filhos agradarem os pais com cartões, e não com presentes.
Rússia - Na Rússia não existe propriamente o Dia dos Pais. Lá os homens comemoram seu dia em 23 de fevereiro, a chamada data “o dia do defensor da pátria” (Den Zaschitnika Otetchestva).
África do Sul - A comemoração acontece no mesmo dia do Brasil, mas não é nada tradicional.
Independente do seu lado comercial, é uma data para ser muito comemorada, nem que seja para dizer um simples “Obrigado Papai”!


(Por Melcy Balardini)
Domingo,14/08/2011 às 07:23

 Postado pela Galera

6 de agosto de 2011

ELEIÇÕES 2012 SERÃO REALIZADAS EM 7 E 28 DE OUTUBRO


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou na noite de 27/06 o calendário referente às eleições municipais de 2012


Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, na noite de terça-feira (28/6), o calendário eleitoral referente às eleições municipais de 2012, O pleito será realizado no dia 7 de outubro, em 1º turno, e no dia 28 de outubro, nos municípios onde houver necessidade de 2º turno. O calendário traz as principais datas a serem observadas por eleitores, partidos políticos, candidatos e pela própria Justiça Eleitoral.

Em 2012, os eleitores vão eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em mais de 5,5 mil municípios brasileiros.

Um ano antes do pleito, 7 de outubro de 2011, todos os partidos que quiserem participar das eleições devem ter obtido registro no TSE. O prazo é o mesmo para os candidatos que pretendam concorrer estarem com sua filiação partidária regularizada, e terem como domicílio eleitoral a circunscrição na qual pretendem disputar mandato eletivo.

A partir do primeiro dia do ano da eleição, os institutos de pesquisa ficam obrigados a registrar seus levantamentos. Também a partir desse dia, a Administração Pública fica proibida de distribuir bens, valores ou benefícios gratuitamente, a não ser em situações excepcionais.
Em 9 de maio termina o prazo para que o eleitor possa requerer inscrição eleitoral ou transferência de domicílio. Neste mesmo dia termina o prazo para que o eleitor com deficiência ou com mobilidade reduzida peça transferência para uma seção eleitoral especial.

As convenções para escolha dos candidatos acontecem entre os dias 10 e 30 de junho. Nesse período, emissoras de rádio e TV estão proibidas de transmitir programas apresentados por candidato escolhido em convenção.

Os registros dos candidatos podem ser feitos, pelos partidos ou coligações, até o dia 5 de julho. No dia seguinte, passa a ser permitida a realização de propaganda eleitoral, como comícios e propaganda na internet (desde que não paga), entre outras formas.
Os registros dos candidatos podem ser impugnados até o dia 18 de julho, seja por adversários, partidos políticos, coligações ou pelo Ministério Público.

No dia 6 de agosto os candidatos devem apresentar à Justiça Eleitoral, para divulgação pela internet, relatório dos recursos recebidos para financiamento da campanha eleitoral: a primeira prestação de contas parcial.

A propaganda eleitoral gratuita na rádio e na TV começa no dia 21 de agosto, uma terça-feira.

A segunda prestação de contas parcial deve ser apresentada por candidatos e partidos políticos até o dia 6 de setembro.

A lacração dos programas-fonte, executáveis, arquivos fixos, de assinatura digital e chaves públicas, utilizados nas urnas eletrônicas, acontece até o dia 19 de setembro.

A propaganda eleitoral gratuita na rádio e na TV se encerra no dia 4 de outubro, três dias antes da realização do pleito. Na mesma data se encerra o prazo para propaganda mediante reuniões públicas ou comícios, e também para realização de debates nas rádios e nas TVs. No dia 5, se encerra o prazo para divulgação de propaganda paga em jornal impresso. E no dia 6, acaba o prazo para propaganda mediante alto-falantes ou amplificadores de som, bem como para distribuição de material gráfico e promoção de carreatas.
O primeiro turno acontece no primeiro domingo de outubro, dia 7.
Nos municípios onde houver necessidade de segundo turno, a propaganda eleitoral fica permitida já a partir do dia 8. A propaganda eleitoral gratuita na rádio e na TV, para o segundo turno, pode começar até o dia 13 de outubro e se estende até o dia 26. O segundo turno acontece no último domingo de outubro, dia 28.

No dia 6 de novembro acaba o prazo para partidos e candidatos – exceto os que forem para segundo turno - encaminharem à Justiça Eleitoral as prestações de contas do primeiro. Os candidatos que concorrerem no segundo turno têm até 27 de novembro para prestar contas.

O eleitor que não votar no primeiro turno tem até o dia 6 de dezembro para justificar sua ausência ao juiz eleitoral. Quem não votar no segundo turno tem até 27 de dezembro para se justificar.

A diplomação dos eleitos deve acontecer até o dia 19 de dezembro.

Fonte: TSE/ Editado por Carlos Mossoró
Quarta – feira 29/06/2011 ás 18:05
Postado pela Galera