O investimento neste segmento se faz
necessário especialmente por questões ambientais, visto que auxilia na redução
das emissões de carbono no mundo. O assunto foi inserido no dia a dia das
grandes marcas com o intuito de mudar o mercado em âmbito global. Nesse
sentido, no Brasil, a Marcopolo tem sido destaque no que diz respeito ao
assunto.
Com 75 anos de atividades, a
empresa se transformou na maior fabricante de ônibus da América Latina,
conquistando participação e protagonismo no cenário internacional. É nesse
contexto que a marca inicia o cronograma de operações das primeiras unidades do
Attivi Integral, ônibus elétrico com chassis e carroceria desenvolvidos
integralmente pelo grupo.
O projeto avança para a fase
de demonstrações em diferentes cidades do país. No início do mês passado, foi
anunciado o início do período de demonstrações, em diferentes cidades
brasileiras, das primeiras 30 unidades. Para viabilizar essa iniciativa, a
Marcopolo passou por um processo de estudo, há mais de cinco anos, onde viu a
oportunidade de desenvolver o próprio veículo elétrico.
A partir dessa decisão, foram
criados protótipos com diferentes configurações e condições de operação para
garantir um produto que incorpora as soluções mais modernas do mundo, capazes
de atender às condições de operação e durabilidade exigidas pelas cidades
brasileiras que buscam por soluções sustentáveis de mobilidade.
"Assim nasceu o Attivi
Integral, primeiro ônibus 100% elétrico totalmente fabricado pela Marcopolo e
que combina a robustez característica da marca à tecnologia global para
oferecer uma solução que atendas as necessidades dos mercados brasileiro e
sul-americano”, explica Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais de
Mercado Interno e Marketing da Marcopolo.
Na avaliação de Portolan, o
veículo se tornou um marco na história da Marcopolo e do país, pois é o
primeiro ônibus elétrico integral homologado no Brasil. De acordo com o
diretor, o veículo faz parte do pilar Eletrificação do Plano Estratégico
2020-2025.
Portolan indica que a
Marcopolo participa dos mais importantes projetos para produção de ônibus que
utilizam combustíveis renováveis, como o gás natural, hidrogênio e até o Fuel
Cell. Segundo ele, a companhia tem como objetivo ser protagonista no processo
de descarbonização do transporte. Em conjunto com suas iniciativas de
eletrificação, a Marcopolo já produziu mais de 700 ônibus elétricos e híbridos
que estão em operação no Brasil e no exterior.
Movido por um motor elétrico
que transfere energia e movimenta as suas rodas traseiras, o Attivi possui
baterias para alimentar a rede elétrica do veículo. Para que fosse implementado
de forma exitosa, o projeto exigiu cuidado em toda a sua etapa de construção.
"O processo foi
desafiador porque representou a entrada da empresa em um novo segmento de
mercado. O desenvolvimento de todo o projeto contou com a criação de uma equipe
de trabalho, com profissionais especializados, passando pelo desenvolvimento de
parceiros e fornecedores nacionais e internacionais, a concepção dos primeiros
projetos, testes até a produção da primeira unidade para demonstrações e
homologação", comenta Portolan.
O executivo ressalta que a
empresa criou uma equipe de trabalho exclusiva para o tema elétricos e, ao
longo desse período, realizou estudos, desenvolveu projetos e testou
protótipos.
Após esse processo, o Attivi
veio com uma proposta inovadora, sendo o modelo mais leve, de maior capacidade
de passageiros e melhor ocupação do espaço interno. “Isso foi conseguido com a
adoção de materiais mais leves, como os compósitos e aços de alta resistência,
para redução do peso total do veículo, e pelo layout do posicionamento do pack
de baterias e demais componentes da eletrificação”, destaca.
O veículo conta com mais de
60% dos componentes de fornecedores brasileiros e tem em sua configuração
básica até 13,25 metros de comprimento, capacidade total para 89 passageiros
(sentados e em pé), autonomia de cerca de 250 quilômetros e pode ser recarregado
em até quatro horas.
*Correio brasiliense
Quarta-feira, 23 de agosto
2023 às 14:04