"NÃO HÁ DEMOCRACIA ONDE O VOTO É OBRIGATÓRIO"

Se ainda não é, seja nosso novo seguidor

Amigos SP

7 de fevereiro de 2018

Em 2012, TCDF alertou sobre urgência na manutenção do viaduto que desabou


Não foi por falta de aviso. Há seis anos, em 2012, o Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) realizou uma auditoria sobre a conservação do patrimônio público do DF. Entre as 13 edificação comprometida apresentadas no relatório estava o viaduto DF 022 sobre o retorno da Galeria dos Estados.

Além do local que desabou na manhã desta terça (6), aparecem com o aviso de “necessidade de reparos/manutenção urgente” a Ponte do Bragueto; o trecho do mesmo viaduto, sobre a Via S2; o viaduto do Eixo L, entre as quadras 203/04 sul e entre as quadras 215/16 sul; o viaduto sobre a N2, ao lado do Conjunto Nacional; e o estacionamento em frente ao Conjunto Nacional.

O TCDF aponta que, durante as vistorias, “encontrou edificações públicas em precário estado de conservação.” Além disso, não foi constatado plano de manutenção rotineiro e planejado para nenhuma das 13 edificações apresentadas no relatório. “As ações de manutenção observadas são tardias e meramente reativas, empreendidas tão-somente para responder a emergências identificadas.”

Ainda segundo o relatório do Tribunal, “a atividade de manutenção das edificações públicas do DF é realizada de maneira improvisada e casual e não garante a integridade das edificações.”

Confira a lista completa de alerta do TCDF:
Ponte Honestino Guimarães
Ponte do Bragueto
Ponte das Garças
Passarela de pedestres DF 002 – entre a 15 e 16 norte
Viaduto do Eixo L – entre as quadras 215/16 norte
Viaduto DF 002 – sobre o retorno da Galeria dos Estados
Viaduto DF 002 – sobre a Via S2
Saída do Buraco do Tatu – sentido norte/sul
Viaduto do Eixo L – entre as quadras 203/04 sul
Viaduto do Eixo L – entre as quadras 215/16 sul
Viaduto sobre a NS – ao lado do Conjunto Nacional
Estacionamento em frente ao Conjunto Nacional

Demolição total

Para o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), o viaduto deve ser totalmente demolido e não escorado, como considera o GDF. O conselho aponta para o risco de queda do resto da estrutura e ameaça à vida dos funcionários que atuarão no local.

O aviso do CREA-DF sobre o trecho que desabou é ainda mais antigo que o do TCDF. Em 2009, o conselho apontou para “a condição patológica do viaduto sobre a Galeria dos Estados” e pedia “providências imediatas”.

No mesmo ano, o Sindicato de Engenharia e Arquitetura (Sinaenco) fez o mesmo alerta. Outro estudo apresentado em 2011 apontou que os problemas identificados se agravaram no período de dois anos. Segundo o relatório, a Galeria dos Estados apresentava uma das piores condições encontradas pelo sindicato.


Quarta-feira, 07 de janeiro, 2018 ás 00hs05

Nenhum comentário:

Postar um comentário