Contribuintes
com prioridade recebem sexta-feira (15/6) o crédito em conta da restituição do
Imposto de Renda 2018, no total de R$ 4,728 bilhões. O dinheiro será depositado
na conta indicada pelo contribuinte quando fez a declaração.
Neste
primeiro lote, são quase 2,5 milhões de pessoas com prioridade: idosos acima de
80 anos (228.921), entre 60 e 79 anos (2.100.461) e pessoas com alguma
deficiência física, mental ou doença grave (153.256). O lote pago hoje também
contempla restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2017.
A
Receita Federal libera as restituições de declarações que não caíram na malha
fina em sete lotes, a partir de junho. Sempre no primeiro lote entram as
pessoas que têm prioridade. Depois, nos seguintes, o critério para a liberação
é a data de envio da declaração. Quem enviou mais cedo, recebe primeiro. Já as
declarações que apresentaram algum problema são liberadas em lotes residuais
depois que as inconsistências são resolvidas com a Receita.
O
próximo lote será liberado no dia 16 de julho, com abertura da consulta uma
semana antes para o contribuinte saber se foi contemplado. O terceiro lote terá
liberação no dia 15 de agosto, o quarto, em 17 de setembro, o quinto, 15 de
outubro, o sexto, 16 de novembro e o sétimo, em 17 de dezembro deste ano.
A
restituição é corrigida pela taxa básica de juros, a Selic. Quanto mais tempo
levar para o dinheiro ser liberado, maior será a correção. Neste primeiro lote,
a correção será de 1,52%, referente ao período de maio a junho de 2018. A
partir do momento em que a restituição é liberada para o contribuinte, não há
mais nenhum tipo de remuneração.
Caso
o valor não seja creditado, o contribuinte poderá entrar em contato
pessoalmente com qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de
Atendimento, por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais
localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes
auditivos), para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome,
em qualquer banco.
O
dinheiro fica disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não
resgatar nesse prazo, deverá fazer um requerimento, pela internet, utilizando o
Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no
e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.
Para
saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deve acessar a página da
Receita na internet ou ligar para o Receitafone 146. Na consulta à página da
Receita, serviço e-CAC, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há
inconsistência de dados identificada pelo processamento. Nessa hipótese, o
contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização,
mediante entrega de declaração retificadora.
Há
aplicativo para tablets e smartphones que facilita a consulta às declarações e
à situação cadastral no CPF. (ABr)
Sexta-feira,
15 de junho, 2018 ás 9:00
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