"NÃO HÁ DEMOCRACIA ONDE O VOTO É OBRIGATÓRIO"

Se ainda não é, seja nosso novo seguidor

Amigos SP

23 de agosto de 2017

RAQUEL DODGE ESCALA VETERANOS PARA SUA EQUIPE DE TRANSIÇÃO




A futura procuradora-geral da República, Raquel Dodge, divulgou os nomes dos cinco procuradores que compõem seu grupo de transição. Os procuradores regionais do Distrito Federal, Raquel Branquinho, Alexandre Caminho, José Alfredo de Paula Silva, Alexandre Espinosa e Lauro Cardoso são conhecidos pela experiência em ruidosos casos penais e de improbidade.

Dodge foi nomeada pelo presidente Michel Temer após ocupar a segunda posição na lista tríplice eleita pela categoria. Ela, no entanto, não contava com o apoio do atual procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

Com antigas ligações na área de processos criminais e a escalação de nomes que já ocuparam cargos à frente de grandes investigações da Lava Jato, a futura procuradora-geral deixou claro que não vai dar prioridade apenas ao combate à corrupção, ela tem divulgado a pretensão de enfatizar questões ligadas a direitos humanos, comunidades tradicionais e meio ambiente.

Dodge, que tomará posse no dia 18 de setembro, às 10h30, foi acompanhada por sua equipe em três reuniões com membros da gestão de Janot na última semana. Os encontros trataram, principalmente, dos recursos humanos e orçamentários.

A equipe

Branquinho é procuradora desde 1997 e desde então atuou em casos como Marka/FonteCindam, em referência a duas instituições financeiras e auxiliou o então procurador-geral da República, Antonio Fernando, no mensalão.

Também faziam parte da equipe do Mensalão os procuradores Espinosa e José Alfredo, outros dois componentes da equipe de Dodge. Mais tarde José Alfredo fez parte da Operação Zelotes, responsável pela investigação do esquema de fraudes no Carf, conselho onde contribuintes recorrem de multas da Receita Federal. No entanto, ambos foram criticados pelo ministro do Supremo Tribuanl Federal (STF) Gilmar Mendes, que sugeriu o uso político de denúncias e procedimentos no Ministério Público Federal (MPF) sobre improbidade administrativa.

Camanha atuou no caso Collor-PC Farias e nas investigações de venda de ambulâncias superfaturadas, operação que ficou conhecida como “máfia dos sanguessugas”. Já Cardoso, o quinto nome da equipe, desempenhou funções administrativas como chefe de Procuradoria no Distrito Federa e secretário-geral da Procuradoria Geral da República (PGR) durante a gestão de Roberto Gurgel. Ele também foi secretário-geral no primeiro mandato de Rodrigo Janot.

Quarta-feira 23 de agosto, 2017 ás 00hs05

Nenhum comentário:

Postar um comentário