"NÃO HÁ DEMOCRACIA ONDE O VOTO É OBRIGATÓRIO"

Se ainda não é, seja nosso novo seguidor

Amigos SP

14 de março de 2017

QUINZE NOVAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE SERÃO ENTREGUES ATÉ 2018




O governo tem investido no fortalecimento da atenção primária como forma de melhorar o atendimento na rede pública de saúde. Entre este ano e o próximo, a previsão é entregar 15 novas unidades básicas de saúde (UBS). Outras 16 serão reformadas e três, ampliadas.

As obras fazem parte de um processo maior, que envolve compra de novos equipamentos e capacitação de profissionais, para ampliação da Estratégia de Saúde da Família. Das construções, quatro, que tiveram as obras iniciadas em 2016, estão em estágio avançado. Duas ficam em Ceilândia, uma em Samambaia e a outra em Sobradinho.

A unidade de Samambaia, por exemplo, com 80% das obras concluídas, está em fase de pavimentação e acabamento, para colocação do piso, das louças e das luminárias. O lugar abrigará, a princípio, cinco equipes de saúde da família.

A expectativa do governo é iniciar também no primeiro semestre a reforma em 14 unidades, espalhadas pelo Guará II, Riacho Fundo I, Recanto das Emas, Paranoá, Santa Maria, Brazlândia, Ceilândia, Samambaia e Sobradinho. Duas intervenções já começaram e aguardam liberação de recurso para continuidade. Uma fica no Gama e outra em Ceilândia.

Além disso, uma unidade no Itapoã, outra no Arapoanga, em Planaltina, e uma no Areal, em Águas Claras, passarão por ampliação. Esse investimento, repassado pelo Ministério da Saúde, soma R$ 5 milhões.

A UBS do Caub 1, No Riacho Fundo II, passou pela manutenção predial. Com investimento de R$ 160 mil, o lugar recebeu reparos como pintura, readequações elétrica e hidráulica, troca de cobertura e de piso, manutenção dos banheiros e asfalto no estacionamento. O local tem dois consultórios e salas de acolhimento para odontologia e para os agentes comunitários.

Melhorias no atendimento

A secretaria de saúde já finalizou a compra de 4,5 mil equipamentos que serão entregues até o meio do ano a todas as unidades básicas. São materiais como balanças, estetoscópios e oftalmoscópio. “São coisas que influenciam demais na qualidade do atendimento”, reforça o diretor de Serviços de Atenção Primária, Lucas Bahia.

Apesar de só as unidades próximas passarem por intervenções maiores, todas elas receberão adequações de identidade visual e placas de identificação dos ambientes. De acordo com Bahia, a medida melhorará o fluxo dos pacientes e deixará os locais mais organizados.

Terça-feira, 14 de Março de 2017 ás 10hs50

Nenhum comentário:

Postar um comentário