A
partir de segunda-feira (21/5), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)
deixará de agendar o atendimento presencial para salário-maternidade e
aposentadoria por idade urbana. Agora, o segurado deverá acessar o Meu INSS ou
ligar para o 135 e, em vez de agendar uma data para ser atendido, receberá
direto o número do protocolo de requerimento, eliminando a etapa do
agendamento.
Atualmente,
o segurado precisa agendar uma ida ao INSS para levar documentos e formalizar o
pedido. Com o novo modelo, ao fazer o pedido, o cidadão acompanha o andamento
pelo Meu INSS ou pelo telefone 135 e, somente se necessário, será chamado à
agência.
Nos
casos em que as informações previdenciárias necessárias para o reconhecimento
do direito já constarem nos sistemas do INSS, será possível então a concessão
automática do benefício, isto é, a distância.
Segundo
o INSS, com a mudança, não haverá mais falta de vaga e, caso precise ir a uma
agência para apresentar algum documento, o cidadão terá a garantia de ser
atendido perto da residência. O instituto diz ainda que a mudança representa o
fim do tempo de espera para ser atendido.
Atualmente,
o Meu INSS tem mais de 7 milhões de usuários cadastrados e é acessível pelo computador
ou celular. O sistema, que está sendo aprimorado, conta com um canal que
permite ao cidadão acompanhar o andamento do seu pedido sem sair de casa,
consultar extratos e ter acesso a outros serviços do INSS.
O
instituto vai ampliar cada vez mais a lista de serviços agendáveis. A partir do
dia 24, serviços que antes eram prestados somente no atendimento espontâneo
serão realizados com dia e horário marcados, bastando fazer seu agendamento
pelo Meu INSS ou o telefone 135. (ABr)
Quinta-feira,
17 de maio, 2018 ás 00:05
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