"NÃO HÁ DEMOCRACIA ONDE O VOTO É OBRIGATÓRIO"

Se ainda não é, seja nosso novo seguidor

Amigos SP

25 de maio de 2018

IPHAN aprova novo projeto de reforma do viaduto sobre a galeria dos estados


O novo projeto do GDF para a reforma do viaduto do Eixão Sul, que desabou em fevereiro deste ano, foi aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), na quinta-feira (24/5).

Para atender aos ajustes solicitados pelo instituto, o governo fez readequações no desenho dos pilares para deixá-lo mais próximo possível ao original. No início de maio, o Iphan barrou o projeto do GDF com o argumento de que a proposta feria o tombamento de Brasília ao alterar a arquitetura original.

À época, o governo argumentou que o projeto apresentado pelos engenheiros do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) seguia questões de segurança, economia e meio ambiente. O GDF argumentou que, em 1950, as normas técnicas de segurança mudaram e as condições de trânsito eram outras.

No novo projeto, os pilares mantêm o formato original, mas ficam mais largos do que antes para a mudança de local do aparelho de apoio. “Nessa nova posição, ele pode ser inspecionado e trocado. Onde ele está hoje, isso é impossível”, apontou o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER-DF), Márcio Buzar.

Outra preocupação levantada pelo Iphan foi em relação à requalificação urbana do local. “Já apresentamos um esboço para essa primeira requalificação da área, resgatando valores que ao longo da história foram se perdendo em relação ao que Lucio Costa tinha previsto”, explicou o secretário de Gestão do Território e Habitação, Thiago de Andrade. Segundo o governo, o projeto privilegia os pedestres.

A partir de agora, o edital de licitação para as obras de recuperação do viaduto deve ser lançado em até 20 dias. A previsão do governo é que a estrutura seja entregue em cinco meses, ou seja, em novembro. Na proposta original, o prazo esperado era para setembro. Apesar de todas as mudanças feitas no projeto, o valor orçado continua o mesmo: R$ 15 milhões.


Sexta-feira, 25 de maio, 2018 ás 00:05

Nenhum comentário:

Postar um comentário